Para o ano de 2012 nossa equipe optou por dar ênfase à
Cidadania, como tema central, fundamentada pelo Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) que visa estabelecer “metas de
qualidade para que as crianças
tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem
como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos” e, ainda, por confiar
nas diversas possibilidades de desenvolvimento das habilidades, prevista nas
áreas de conhecimento, descritas nas Orientações Curriculares para a Educação
Infantil (SME, 2010).
Somos cidadãos desde que nascemos, mas a postura cidadã, se
constrói a partir da compreensão de que somos seres humanos únicos, com
características próprias, convivendo numa diversidade étnica, cultural,
econômica, sexual, familiar, dentre outras e que, para tanto, é necessário, a
princípio, o auto-reconhecimento para enfim, nos reconhecermos como parte
integrante de um grande grupo capaz de transformar e melhorar o mundo em que
vivemos desde que tenhamos a consciência cidadã.
O tema central denomina-se “Pequenos
hoje, cidadãos sempre!” e está dividido nos quatro subtemas seguintes:
“Sou pequeno, único e original” buscando desenvolver a identidade;
“Quem sou eu, quem é você, quem somos
nós?”, percebendo e
reconhecendo o outro;
“Reconhecendo o sim e o não, nos
tornamos mais cidadãos”,
trabalhando direitos e deveres de todos;
“Ainda sou pequeno, mas sou um cidadão
que participa da construção de um mundo melhor”, reconhecendo-se como um ser
transformador.
Como objetivos gerais, apontamos os seguintes:
[
Organizar
informações relevantes e pertinentes trazidas pelas crianças e/ou responsáveis
sobre seu nome, origem, constituição familiar, desenvolvimento desde a barriga
da mamãe até hoje;
[
Promover
o reconhecimento do corpo humano e suas diferentes possibilidades de movimento,
suas características próprias e dos outros;
[
Proporcionar
a utilização de diferentes materiais que venham a contribuir para o
desdobramento eficaz do projeto;
[
Promover
a percepção de ser integrante e participante do meio ambiente;
[
Proporcionar
ações inclusivas dos adultos no reconhecimento da responsabilidade maternal e
paternal, valorizando o vínculo afetivo na formação dos pequenos cidadãos;
[
Refletir
sobre o respeito a si e o respeito ao outro (bulling, diversidade);
[
Despertar
no aluno a formação de hábitos e atitudes;
[
Explorar
a diversidade cultural;
[
Promover
a compreensão do que podemos e do que não podemos (regras de convivência);
[
Promover
hábitos saudáveis para uma vida mais saudável;
[
Investigar
as relações de causa e efeito na natureza;
[
Promover
com os adultos o respeito pela criança;
[
Reconhecer
a importância de cuidarmos do nosso planeta.
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