SEJA BEM VINDO!

Estamos muito felizes em compartilhar um pouco do nosso trabalho.

Não esqueça de deixar o seu comentário!

Curta no Facebook

Curta nossa fanpage no facebook: http://www.facebook.com/EMProfaRosaMaria

01 março 2012

PP 2012 - Pequenos HOJE, Cidadãos SEMPRE!


Para o ano de 2012 nossa equipe optou por dar ênfase à Cidadania, como tema central, fundamentada pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) que visa estabelecer “metas de qualidade para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos” e, ainda, por confiar nas diversas possibilidades de desenvolvimento das habilidades, prevista nas áreas de conhecimento, descritas nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil (SME, 2010).
Somos cidadãos desde que nascemos, mas a postura cidadã, se constrói a partir da compreensão de que somos seres humanos únicos, com características próprias, convivendo numa diversidade étnica, cultural, econômica, sexual, familiar, dentre outras e que, para tanto, é necessário, a princípio, o auto-reconhecimento para enfim, nos reconhecermos como parte integrante de um grande grupo capaz de transformar e melhorar o mundo em que vivemos desde que tenhamos a consciência cidadã.  
 
O tema central denomina-se “Pequenos hoje, cidadãos sempre!” e está dividido nos quatro subtemas seguintes:
*      “Sou pequeno, único e original” buscando desenvolver a identidade;
*      “Quem sou eu, quem é você, quem somos nós?”, percebendo e reconhecendo o outro;
*      “Reconhecendo o sim e o não, nos tornamos mais cidadãos”, trabalhando direitos e deveres de todos;
*      “Ainda sou pequeno, mas sou um cidadão que participa da construção de um mundo melhor”, reconhecendo-se como um ser transformador.

Como objetivos gerais, apontamos os seguintes:
[      Organizar informações relevantes e pertinentes trazidas pelas crianças e/ou responsáveis sobre seu nome, origem, constituição familiar, desenvolvimento desde a barriga da mamãe até hoje;
[      Promover o reconhecimento do corpo humano e suas diferentes possibilidades de movimento, suas características próprias e dos outros;
[      Proporcionar a utilização de diferentes materiais que venham a contribuir para o desdobramento eficaz do projeto;
[      Promover a percepção de ser integrante e participante do meio ambiente;
[      Proporcionar ações inclusivas dos adultos no reconhecimento da responsabilidade maternal e paternal, valorizando o vínculo afetivo na formação dos pequenos cidadãos;
[      Refletir sobre o respeito a si e o respeito ao outro (bulling, diversidade);
[      Despertar no aluno a formação de hábitos e atitudes;
[      Explorar a diversidade cultural;
[      Promover a compreensão do que podemos e do que não podemos (regras de convivência);
[      Promover hábitos saudáveis para uma vida mais saudável;
[      Investigar as relações de causa e efeito na natureza;
[      Promover com os adultos o respeito pela criança;
[      Reconhecer a importância de cuidarmos do nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário