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03 agosto 2010

Projeto Pedagógico 2010: ‘Brincar de Ler’
Sub Projeto: HISTÓRIAS DA VOVÓ



Problema:
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.

Pergunta:
Quem de nós não lembra com saudades de brinquedos, de programas de televisão? Daquela historinha contada por nossos pais ou avós ao pé da cama antes de dormir?
Vamos resgatar a cultura popular através de histórias e jogos?

Justificativa:
Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, etc, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros.
Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Nosso país apresenta grande diversidade no campo cultural, sendo o seu folclore riquíssimo. O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.
Toda pessoa é um produtor de cultura e, portanto, um portador de Folclore. Tendo a oralidade como principal forma de repasse de cultura, como esse projeto, buscaremos através da riqueza de informações dos avós, trazê-los para o ambiente escolar a fim de aproximar uma interação entre essas culturas, ou melhor o resgate da cultura popular.

Objetivo Geral:
 Despertar o gosto pela leitura;
 Estimular a capacidade de expressão oral, através de narrativas livres e/ou direcionadas;
 Explorar de forma lúdica a leitura infantil;
 Desenvolver o raciocínio lógico;
 Desenvolver a linguagem oral e escrita;
 Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
 Conhecer a importância do folclore para a comunidade.

Objetivo Específico:
 Estimular o recontar histórias;
 Ampliar o vocabulário dos alunos;
 Apropriar-se da escrita e da leitura (não convencionais);
 Possibilitar a interação;
 Ampliar o conhecimento do mundo por meio da música;
 Ampliar as possibilidades expressivas do movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
 Proporcionar trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
 Vivenciar diversas manifestações da cultura popular brasileira;
 Conhecer alguns personagens, músicas e outros do folclore.

Prazo do Projeto:
Durante todo o mês de agosto.

Beneficiados:
Todos os alunos.

Metodologia:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula.

Recursos necessários:
Os recursos materiais são disponibilizados com o objetivo de proporcionar aos alunos, responsáveis e funcionários ambientes saudáveis e prazerosos. Para o desenvolvimento desse projeto iremos utilizar: Televisão, vídeos e DVDs, aparelhos de som, materiais de Educação Física, brinquedos educativos, além de revistas, jornais, livros, e materiais necessários para a realização de atividades artísticas.

Desenvolvimento:
• 1ª Etapa: Apresentar a amplitude de folclore brasileiro e identificar as que despertaram maior interesse nos alunos;
• 2ª Etapa: Intensificar a apresentação de acordo com o interesse de cada turma;
• 3ª Etapa: ler e interpretar lendas e contos;
• 4ªEtapa: recontar as histórias e criar novas histórias;
• 5ª Etapa: Participação de avós para contação de histórias;

Observações:
* As turma EI-11 e EI-13 realizarão um culminância deste projeto com um evento das princesas e príncipes, onde todos participarão da confecção dos preparativos e acessórios.

Avaliação do Projeto:
Será realizada de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc.
O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

Considerações Finais:
Dando continuidade a todo o processo de incentivo á leitura, proporcionado ao aluno desde início do ano letivo, os alunos terão a oportunidade de vivenciar a importância do ouvir e contar as histórias, e interpretarão a essência das mesmas conhecendo melhor as historinhas, tendo assim um crescimento intelectual e pessoal. Na literatura infantil, portanto, a criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias.

Bibliografia:
BRASIL. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009;

BRASIL, Parâmentros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: MEC/ SEF/SEESP,1999;

VILLARD, Raquel. Ensinando a gostar de Ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro:Dunya, 1997;

HOFFMANN, Jussara. Cadernos Educação Infantil: Avaliação na Pré Escola: Um Olhar sensível e reflexivo sobe a criança.Porto Alegre:Mediação,2006;

Orientações Curriculares para a Educação Infantil (2010). Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação, Subsecretaria de Ensino, Coordenadoria de Educação – Gerência de Educação Infantil;

OLIVEIRA, Zilma de Moraes (et. Al.). Creches: crianças, faz de conta e Cia. Petrópolis, RJ:Vozes, 1992.

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