SEJA BEM VINDO!

Estamos muito felizes em compartilhar um pouco do nosso trabalho.

Não esqueça de deixar o seu comentário!

Curta no Facebook

Curta nossa fanpage no facebook: http://www.facebook.com/EMProfaRosaMaria

13 junho 2010

Artigo - Como tirar a chupeta

Dicas para seu filho largar a chupeta
Maria Carolina Furlan - fonoaudióloga

Neste artigo, volto ao tema "chupeta", pois é um dos temas que gera grande quantidade de questionamentos no site.

A chupeta é um recurso que a criança usa para satisfazer suas necessidades orais, porém, em longo prazo este hábito pode trazer conseqüências ruins para a saúde geral da criança como alterações ortodônticas, de respiração e de fala.

Este mau-hábito muitas vezes acaba sendo reforçado pelos pais inconscientemente, pois de certa forma ele acalma a criança. Então, às vezes, vemos crianças de até 4 ou 5 anos com chupetas na boca.

A criança que foi amamentada no peito e teve a introdução da alimentação adequada com relação à textura não apresenta necessidades orgânicas de uso da chupeta, ou seja, ela não é item obrigatório.

O uso da chupeta pode ser tolerado até 2 anos, 2 anos e meio de idade, mas o quanto antes os pequenos deixarem a chupeta, melhor.

O primeiro passo para a retirada da chupeta envolve a aceitação por parte dos pais desta necessidade. Isso porque eles serão os grandes articuladores desta mudança.

Quanto mais tarde a tentativa de retirada, mais difícil se torna, uma vez que o vínculo chupeta/criança será maior.

Depois que os pais estiverem determinados a retirar a chupeta, eles podem tentar as seguintes dicas:

1- Fale para a criança o quanto ela não precisa mais da chupeta, pois está crescendo;

2- Tire a chupeta aos poucos. Peça para a criança lhe dar a mesma durante uma determinada brincadeira. Depois, enquanto assiste a um filme e assim por diante. Geralmente, quando solicitamos a chupeta, a criança nos dá. O que acontece é que se pedimos uma vez e ela não nos dá, não insistimos e assim o hábito se perpetua;

3- Seja persistente. Se um dia a criança resistiu, tente no outro. Reforce que ela não precisa da chupeta;

4- Pode ser que a criança inicie um choro quando você não quiser lhe devolver a chupeta. Ainda assim, tente negociar a mesma. Se ela continuar chorando, comece tudo de novo depois;

5- A chupeta pode ser "moeda" de troca, mas troca definitiva. Por exemplo: caso a criança dê a mesma para o Papai do Céu, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa ou mesmo resolva jogá-la no lixo, você pode lhe dar um brinquedo que ela quer muito, mas não vale voltar atrás depois;

6- Às vezes, a criança se arrepende de ter dado a chupeta e os avós são grandes sabotadores das tentativas dos pais em retirar a mesma dando outras de presente. Converse com eles para que ajudem na tarefa;

7- Ao iniciar todo este processo com seu filho, faça-o acreditando que será algo natural. Quando iniciamos algo já esperando por problemas, aí é que eles se tornam reais.

Do site http://www.fonosaude.com.br/artigos/artigo17.htm

Um comentário:

  1. A nossa equipe procura a todo momento e a partir de observações do dia a dia, identificar pontos de partida para desenvolver um trabalho realmente eficiente, que atenda suas reais necessidades.

    ResponderExcluir