Um momento de reflexão e estudo.
30 abril 2010
Quem resolveu contar histórias para criança?
Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças?
Daquela história contada antes de dormir?
Ou daquela contada pela professora na escola?
Quem resolveu contar histórias para criança?
16 abril 2010
05 abril 2010
Sub Projeto - Abril
Projeto Pedagógico 2010: ‘Brincar de Ler’
Sub Projeto: QUEM RESOLVEU CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇA?
Problema:
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor.
Pergunta:
Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental?
Quem resolveu contar histórias para criança?
Justificativa:
Devido ao desenvolvimento do contexto global, a falta de hábitos familiares, criaram-se uma distâncias entre a criança e os livros infantis.
Este projeto visa rememorar o mágico universo da infância, resgatando o gosto pelas histórias infantis desenvolvendo assim a escrita, a fala, expressando as emoções e os sentimentos, a socialização e os valores morais.
Objetivo Geral:
Despertar o gosto pela leitura;
Estimular a capacidade de expressão oral, através de narrativas livres e/ou direcionadas;
Explorar de forma lúdica a leitura infantil;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Objetivo Específico:
Estimular o recontar histórias;
Ampliar o vocabulário dos alunos;
Apropriar-se da escrita e da leitura (não convencionais);
Possibilitar a interação;
Ampliar o conhecimento do mundo por meio da música;
Ampliar as possibilidades expressivas do movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
Proporcionar trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Ouvir, perceber e discriminar diferentes ritmos e produções musicais;
Brincar com a música: imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Prazo do Projeto:
Durante todo o mês de abril.
Beneficiados:
Todos os alunos.
Recursos necessários:
Os recursos materiais são disponibilizados com o objetivo de proporcionar aos alunos, responsáveis e funcionários ambientes saudáveis e prazerosos. Para o desenvolvimento desse projeto iremos utilizar: Televisão, vídeos e DVDs, aparelhos de som, materiais de Educação Física, brinquedos educativos, além de revistas, jornais, livros, e materiais necessários para a realização de atividades artísticas.
Desenvolvimento:
• Ler e interpretar as histórias infantis
• Resumir e recontar para os colegas.
• Criar coletivamente “finais” diferentes das histórias contadas
Observações:
A turma 13 sentiu a necessidade da produção/confecção de um castelo para a dramatização das histórias.
Avaliação do Projeto:
Será realizada de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc.
O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Considerações Finais:
Os alunos entenderão a importância do ouvir e contar as histórias, interpretarão a essência das mesmas conhecendo melhor as historinhas, tendo assim um crescimento intelectual e pessoal. Na literatura infantil, portanto, a criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias.
Bibliografia:
BRASIL. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009;
BRASIL, Parâmentros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: MEC/ SEF/SEESP,1999;
VILLARD, Raquel. Ensinando a gostar de Ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro:Dunya, 1997;
HOFFMANN, Jussara. Cadernos Educação Infantil: Avaliação na Pré Escola: Um Olhar sensível e reflexivo sobe a criança.Porto Alegre:Mediação,2006;
Orientações Curriculares para a Educação Infantil (2010). Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação, Subsecretaria de Ensino, Coordenadoria de Educação – Gerência de Educação Infantil;
OLIVEIRA, Zilma de Moraes (et. Al.). Creches: crianças, faz de conta e Cia. Petrópolis, RJ:Vozes, 1992.
Sub Projeto: QUEM RESOLVEU CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇA?
Problema:
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor.
Pergunta:
Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental?
Quem resolveu contar histórias para criança?
Justificativa:
Devido ao desenvolvimento do contexto global, a falta de hábitos familiares, criaram-se uma distâncias entre a criança e os livros infantis.
Este projeto visa rememorar o mágico universo da infância, resgatando o gosto pelas histórias infantis desenvolvendo assim a escrita, a fala, expressando as emoções e os sentimentos, a socialização e os valores morais.
Objetivo Geral:
Despertar o gosto pela leitura;
Estimular a capacidade de expressão oral, através de narrativas livres e/ou direcionadas;
Explorar de forma lúdica a leitura infantil;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Objetivo Específico:
Estimular o recontar histórias;
Ampliar o vocabulário dos alunos;
Apropriar-se da escrita e da leitura (não convencionais);
Possibilitar a interação;
Ampliar o conhecimento do mundo por meio da música;
Ampliar as possibilidades expressivas do movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
Proporcionar trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Ouvir, perceber e discriminar diferentes ritmos e produções musicais;
Brincar com a música: imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
Prazo do Projeto:
Durante todo o mês de abril.
Beneficiados:
Todos os alunos.
Recursos necessários:
Os recursos materiais são disponibilizados com o objetivo de proporcionar aos alunos, responsáveis e funcionários ambientes saudáveis e prazerosos. Para o desenvolvimento desse projeto iremos utilizar: Televisão, vídeos e DVDs, aparelhos de som, materiais de Educação Física, brinquedos educativos, além de revistas, jornais, livros, e materiais necessários para a realização de atividades artísticas.
Desenvolvimento:
• Ler e interpretar as histórias infantis
• Resumir e recontar para os colegas.
• Criar coletivamente “finais” diferentes das histórias contadas
Observações:
A turma 13 sentiu a necessidade da produção/confecção de um castelo para a dramatização das histórias.
Avaliação do Projeto:
Será realizada de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc.
O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Considerações Finais:
Os alunos entenderão a importância do ouvir e contar as histórias, interpretarão a essência das mesmas conhecendo melhor as historinhas, tendo assim um crescimento intelectual e pessoal. Na literatura infantil, portanto, a criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias.
Bibliografia:
BRASIL. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009;
BRASIL, Parâmentros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: MEC/ SEF/SEESP,1999;
VILLARD, Raquel. Ensinando a gostar de Ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro:Dunya, 1997;
HOFFMANN, Jussara. Cadernos Educação Infantil: Avaliação na Pré Escola: Um Olhar sensível e reflexivo sobe a criança.Porto Alegre:Mediação,2006;
Orientações Curriculares para a Educação Infantil (2010). Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação, Subsecretaria de Ensino, Coordenadoria de Educação – Gerência de Educação Infantil;
OLIVEIRA, Zilma de Moraes (et. Al.). Creches: crianças, faz de conta e Cia. Petrópolis, RJ:Vozes, 1992.
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